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PGR

Programa de Gerenciamento de Riscos

Para a organização fazer o gerenciamento de riscos ocupacionais, conforme está previsto na NR 1, deve constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR.

O PGR pode ser implementado por unidade operacional, setor ou atividade. A Qualitá Mais elabora o PGR por estabelecimento, ou seja, por unidade operacional.

O PGR deve contemplar ou estar integrado com planos, programas e outros documentos previstos na legislação de segurança e saúde no trabalho.

Conforme a NR 1 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, a organização deve:

  • evitar os riscos ocupacionais que possam ser originados no trabalho;
  • identificar os perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde;
  • avaliar os riscos ocupacionais indicando o nível de risco;
  • classificar os riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção;
  • implementar medidas de prevenção, de acordo com a classificação de risco e na ordem de prioridade estabelecida, e
  • acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.

O PGR deve conter, no mínimo, os seguintes documentos:

  • Inventário de Riscos; e
  • Plano de Ação.

Os documentos integrantes do PGR devem ser elaborados sob a responsabilidade da organização, respeitado o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, datados e assinados. Os documentos integrantes do PGR devem estar sempre disponíveis aos trabalhadores interessados ou seus representantes e à Inspeção do Trabalho

O PGR substitui o PPRA e se torna um documento mais abrangente e com foco na avaliação e gestão dos riscos ocupacionais.


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